Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 18h57 | Acessos: 85

O 28° Batalhão Logístico, integrante do Projeto de Modernização do Exército, foi criado pelo Decreto nº 92.271, de 18 de dezembro de 1985. Suas operações tiveram início em 1988, com um Núcleo instalado na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O Batalhão possuía um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), criado por meio da Portaria nº 071, do EME, de 12 de agosto de 1992 e foi extinta pela Portaria nº 007, do EME, de 01 de fevereiro de 2006, após formar 260 Aspirantes-a-Oficial Temporários.

Em 2001, foi constituído o Módulo Logístico "FORCA PANTANAL" (FORPAN), buscando otimizar o emprego de seus meios. No ano de 2002, durante a OPERAÇÃO ARAÇARI, teve a oportunidade de se desdobrar no terreno pela primeira vez. Reconhecido por sua atuação na fronteira, passou a ser conhecido como "ELO LOGÍSTICO DA FRONTEIRA OESTE". Em 24 de novembro de 2006, por meio da Portaria nº 859 do Comandante do Exército, recebeu a denominação histórica de "BATALHÃO CORONEL FRANCISCO AUGUSTO DE LIMA E SILVA", como reconhecimento da sua atuação logística destacada no Comando Militar do Oeste.

O 28° Batalhão Logístico continua a desempenhar um papel vital nas operações recentes do Exército Brasileiro, como na participação na Missão de Paz para Estabilização do Haiti (Minustah), na Operação Acolhida (crise humanitária na fronteira norte do Brasil), apoio logístico em missões de segurança nacional, como o combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais, crimes transfronteiriços e no combate à pandemia da COVID-19 (com a distribuição de vacinas e suprimentos médicos), contribuindo para o sucesso das ações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Assim, cabe àqueles que conhecem a história e fazem parte desta Organização Militar que hoje se projeta no Exército Brasileiro, pelo seu trabalho e evolução, zelar por suas tradições e respeitar a sua história, pois o futuro sempre será fruto dos sacrifícios do passado, mantendo sempre em vista sua missão: proporcionar apoio logístico na medida certa às Organizações Militares integrantes da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, por meio das funções logísticas Suprimento, Manutenção, Transporte, Salvamento e Saúde, sendo capaz de prever e prover o apoio logístico necessário para assegurar à Brigada a liberdade de ação, a amplitude do alcance operativo e a capacidade de durar na ação, proporcionando ainda, como parte integrante do Sistema de Prontidão do Exército e como uma de suas Forças de Emprego Estratégico, melhores condições para cumprir as suas atividades e operações.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página